Saiba o que é e quais são as patologias da construção civil!

ouviu falar em patologias da construção civil

Sabe o que são as patologias da construção civil e quais são elas? De forma resumida, são as chamadas “doenças” das obras. Surgidas de origens diferentes, podem trazer desconforto aos frequentadores. A seguir, explicamos mais sobre o assunto e indicamos os principais tipos. Continue lendo o artigo da P.A. Pereira!

Patologias da construção civil: o que são?

Como dito acima, as patologias da construção civil são as doenças que surgem nas obras. De forma simplificada, quer dizer que são problemas, que precisam de solução. Caso contrário, oferecem desconfortos, desde visuais a psicológicos. Sua solução pode implicar em uma melhora na qualidade de vida dos residentes ou frequentadores.

Hoje, existem diversas patologias, as quais podem ter diferentes origens. Algumas são naturais, já outras surgem em função de alguma falha durante a construção ou concepção do projeto. Abaixo, lhe apresentamos as principais. Confira!

Quais são as patologias da construção civil mais comuns?

1- Fissuras

Fissuras, trincas e rachaduras. Estas estão entre as patologias mais comuns da construção civil. Podem surgir de maneira pacífica, aparentando não ser uma grande preocupação. Porém, com o tempo podem evoluir e crescer, atingindo elementos estruturais e comprometendo segurança e estabilidade. Embora visualmente seja imperceptível, há risco e podem inviabilizar uma edificação, então não negligencie!

2- Infiltração

Entre as principais patologias da construção civil também encontramos a infiltração. Ela pode ser causada por diferentes fatores, como:

  • falha na instalação da parte hidráulica;
  • entrada e acúmulo de água por conta da chuva.

Essa é uma das principais queixas dos moradores e proprietários de imóveis e podem gerar  manchas e bolor nas paredes, pisos, fachadas e teto. Além disso, também são causas de destruição de pinturas e danos em ferragens. A depender da causa, podem ser bastante difíceis de solucionar. Por isso, o ideal é tomar providências para evitá-las, como usar revestimento a prova de água e revisar o projeto hidráulico antes da instalação.

3- Carbonatação

A carbonatação ou corrosão das armaduras consiste na diminuição do pH do concreto, situação que deixa a armadura desprotegida. Assim, aumenta o nível de corrosão da mesma. Portanto, há perigo! Uma vez que as ferragens são cobertas por concreto, caso a deterioração piore e se expanda, a estrutura da construção se perde, podendo levar o sistema a colapso. Por isso, a revisão antes de fechar e finalizar a obra é importante. Todo cuidado é pouco!

Entre em contato com a P.A. Pereira!

Achou este artigo sobre patologias da construção civil útil, mas ainda precisa de ajuda na sua obra? Conte conosco! A P.A. Pereira é uma empresa de engenharia que oferece serviços de  terraplanagem no RJ, pavimentação, construções e reformas. Garantimos uma obra completa e eficiente, bem como atendimento atencioso e qualificado. Com mais de 30 anos de experiência, temos vários projetos de sucessos em construções acumulados.

Fale conosco para conhecer-nos um pouco mais!